Aprender significa
redescobrir e reconstruir o conhecimento adquirido. Na obtenção do
conhecimento, dois erros devem ser evitados: 1) aumentarmos desordenadamente as
informações recebidas; 2) não buscarmos nenhuma informação exterior. No
primeiro caso, podemos nos tornar uma pessoa erudita, em que os saberes são
desconexos, isto é, sem análise ou crítica; no segundo caso, podemos imitar
Narciso que ficou enamorado de sua própria beleza. Há necessidade da informação
exterior, contudo ela deve passar por uma destilação, até tornar-se
conhecimento apreendido.
O
conhecimento, para ser de fato conhecimento, deve ser fruto da necessidade do
aprendiz. Diz-se que ninguém deseja o que ignora, ou seja, no desejo já há uma
antecipação do que se gostaria de aprender. Por isso, seguirmos os nossos insights pessoais tem mais peso do que atendermos a
interesses meramente financeiros, principalmente aqueles que nada têm a ver com
a nossa realização pessoal. Estes, muitas vezes, podem refrear a nossa
criatividade e distanciar-nos de nossa evolução espiritual.
Algumas
ideias a respeito da educação: "Educação consisti em substituir, no
sujeito, o princípio do prazer pelo princípio da realidade"; "Educar
alguém é convencê-lo a integrar-se a uma sociedade, no sentido de fazê-lo obedecer
às leis vigentes"; "Toda aprendizagem autêntica requer uma ruptura
com relação às representações antigas e aos preconceitos anteriores";
"O professor deve ensinar o aluno a se esforçar porque, por natureza, o
aluno é quase sempre passivo".
De que
maneira o professor pode auxiliar os seus alunos? Colocando-se como gestor das
solicitações destes. Agindo de outra forma, diminui drasticamente a eficácia do
ensino. O bom professor não é aquele que busca informação e, depois de
absorvida, derrama-a inescrupulosamente na cabeça dos seus alunos. Para que
ensine com eficácia, é importante que veja os seus alunos dentro das
necessidades e do meio ambiente em que vivem. As técnicas oratórias ensinam-nos
que, se não houver sintonia entre o emissor e o receptor, a mensagem não será
absorvida.
O
professor moderno não é aquele que sabe tudo. Ele deve se colocar mais como um
facilitador de aprendizagem do que um comunicador de matéria. Os alunos de hoje
são diferentes do de ontem, pois têm mais facilidade de obter informações:
Internet, jornais, revistas, livros e Televisão. O professor que não assumir
uma atitude de aprendizado, inclusive obtendo conhecimento dos próprios alunos,
está fadado ao fracasso. Eu não sei, mas podemos buscar juntos a solução do problema,
eis a atitude didática por excelência.
Reconstruir
o conhecimento é romper com as barreiras do preconceito anterior para que o
homem novo possa surgir com todo o seu vigor.
Fonte
de Consulta
MEIRIEU,
Philippe. Aprender...Sim, mas Como? Tradução de Vanice Pereira Dresch.
7.ed., Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
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