O objetivo central de um curso de filosofia deve
ser a formação de espíritos críticos, que saibam pensar por si mesmos e não
sejam apenas espectadores de frutas de vitrine. Pode haver ou não conexão de um
assunto para o outro. Esforçando-nos por conectá-los, teremos condições de
melhor compreender o raciocínio filosófico, isto porque, quando percebemos que
um assunto puxa o outro, o nosso interesse aumenta, e juntamente com este, o
aprendizado que se lhe segue.
Um curso de filosofia deve
ser histórico ou temático? Tanto faz. Cada qual
tem sua vantagem e desvantagem. O histórico tem a vantagem de
ser menos dogmático e mais simples, pois seguindo o percurso das ideias de cada
filósofo, vamos nos inteirando do progresso realizado pela filosofia; a desvantagem é
perdermos a noção da parte. O temático tem a vantagem de
ser restritivo; a desvantagem é a perda da noção de conjunto,
que é base da filosofia.
Optando por uma linha histórica,
poderíamos incluir as seguintes aulas: Pré-Socráticos: Físicos e Sofistas,
Platão e as Ideias, o Realismo Aristotélico, a Filosofia Cristã, o Racionalismo
Cartesiano, o Empirismo Inglês, o Criticismo Kantiano, o Positivismo de Comte,
Hegel e a Dialética, o Materialismo Histórico, o Irracionalismo de Kierkegaard,
Nietzsche: uma Crítica Radical, o Existencialismo de Sartre, a Filosofia
Analítica, a Visão da Modernidade e a Filosofia no Brasil. Com isso formaríamos
um linha de ascensão da filosofia desde os tempos antigos até os atuais.
Optando por uma linha temática,
poderíamos incluir as seguintes aulas: Natureza do Universo, Lugar do homem no
Universo, Que É o Bem e o Que É o Mal?, Natureza de Deus, Destino versus Livre-Arbítrio,
a Alma e a Imortalidade, o Homem e o Estado, o Homem e a Educação, Espírito e
Matéria, as Ideias e o Pensamento. Estes seriam os grandes problemas que todo
homem, quer seja filósofo ou não, põe-se a meditar para encontrar uma solução
que lhe satisfaça o seu phatos.
Optando tanto por um caminho quanto pelo outro, não
podemos perder de vista o fim último da filosofia, que é o filosofar.
Kant já nos dizia que ninguém ensina filosofia, quando muito podemos aprender a
filosofar. Nesse sentido, convém aprendermos a analisar cada tema, dentro da
sua profundidade intrínseca. Se escolhermos o método histórico, busquemos a
vivência de cada filósofo, procurando aplicá-la nos dias de hoje; se
escolhermos o método temático, reflitamos em cada tema no sentido de aplicá-lo
como terapia para o niilismo que nos avassala.
A filosofia, como a verdade, não é monopólio de
ninguém. É patrimônio comum das inteligências que se entrelaçam na busca do
saber pelo saber.
Fonte de Consulta
FROST JR., S. E. Ensinamentos Básicos dos
Grandes Filósofos. São Paulo, Cultrix, s/d/p
REZENDE, A. (Org.). Curso de Filosofia:
para Professores e Alunos dos Cursos de Segundo Grau e de Graduação. 6.
ed., Rio de Janeiro, Zahar, 1996.
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