26 fevereiro 2020

Xenófanes

"É preciso um sábio para reconhecer um sábio." (Xenófanes)

Xenófanes (570-475 a.C.) foi um filósofo, poeta e sábio da Grécia antiga, que escreveu em versos sua oposição às ideias de Tales, Anaximandro e Anaxímenes. Viajou por diversos lugares, onde recitava seus poemas que, além de criticar o antropomorfismo, defendia a sabedoria e os prazeres vividos socialmente. Para Xenófanes, o que torna melhor os homens e as cidades (polis) em que eles vivem é a força da inteligência e da sabedoria. 

"Homero e Hesíodo atribuíram aos deuses tudo aquilo que para os homens é objeto de vergonha e baixeza: roubar, praticar adultério e enganar-se...  os mortais consideram que os deuses nasceram, e que possuem roupas, vozes e corpos como os seus...  os Etíopes acreditam que seus deuses possuem narizes achatados e que são negros; e os Trácios que os seus deuses possuem olhos azuis e cabelo vermelho... mas se os bois, cavalos e leões tivessem mãos e soubessem desenhar... os cavalos desenhariam figuras de deuses semelhantes a cavalos, os bois semelhantes a bois." (1) 

Xenófanes ficou conhecido para a posteridade por suas breves citações. Eis uma delas: "Se os bois, os cavalos e os leões tivessem mãos e as usassem para produzir obras de arte, como fazem os homens, então os cavalos pintariam as formas dos deuses como cavalos, e o bois como bois, e fariam seus corpos à imagem de suas próprias diferentes espécies". É uma crítica a Homero e Hesíodo. Inaugura, também, a doutrina do relativismo: a posição de que a verdade sobre as coisas encontra-se nos olhos do observador. A Bíblia diz que Deus criou o homem à Sua própria imagem, Xenófanes efetivamente nos diz que o homem concebeu Deus à sua própria imagem. (2)

Combatendo o antropomorfismo, o filósofo pregava a ideia de que o verdadeiro deus é único, com poderes absolutos. Possuía características próprias, se diferenciando do homem.  No livro, Metafísica, o filósofo Aristóteles escreveu que Xenófanes foi o primeiro a identificar que o “Um” não é apenas um conceito ou uma matéria, mas está ligado a “Deus”. Como Xenófanes se dedicou a demonstrar a unidade e perfeição de deus, muitos acreditam que ele se aproximava mais de um reformador religioso do que de um filósofo propriamente dito. (3)

(1) http://www.filosofia.com.br/historia_show.php?id=14

(2) RESCHER, Nicholas. Uma Viagem pela Filosofia: em 101 Casos Anedóticos. Tradução André Oídes. São Paulo: Ideias e Letras, 2018.

(3) https://www.ebiografia.com/xenofanes/

 


Nenhum comentário: