09 fevereiro 2020

Anaximandro

"Todos os seres derivam de outros seres mais antigos por transformações sucessivas." (Anaximandro)

Tales, Anaximandro e Anaxímenes são os iniciadores do processo de reflexão racional sobre a origem das coisas. Além desses, destacam-se Heráclito (ênfase no movimento), Parmênides (ênfase no fixo, representando um contraponto a Heráclito), Empédocles (atração e repulsa, ou seja, as forças se atraem ou se repelem) e Anáxagoras (razão universal - noumeno). 

Anaximandro (610-546 a.C.), filósofo grego pré-socrático, nasceu em Mileto (atual Turquia) e discordou da premissa de que a água, ou qualquer outro elemento físico, pudesse ser o princípio primordial. Nesse caso, como explicar o fogo? Defendia, assim, a tese de que o princípio de todas as coisas era o ápeiron – o infinito, matéria eterna e indestrutível. Desenvolveu seu pensamento na escola de Mileto (jônica), berço da filosofia grega. Esta escola foi fundada por Tales de Mileto, cujo objetivo era descobrir a substância fundamental para a formação de todas as coisas.

Ao elaborar sobre o ápeiron, a partir da qual todas as coisas são criadas e para a qual todas elas retornam, sugere que o universo e todos os seus elementos e opostos só surgiram a partir do momento em que se deu a separação do ilimitado. Especificamente: quando o calor e o frio escaparam do apeiron, a névoa fria e mais pesada se solidificou para formar a Terra (cilíndrica), enquanto o calor se expandiu em enormes círculos de fogo, rodeando-a.

Diz-se que Anaximandro chegou à proposta do apeiron, tomando por base a oposição entre forças antagônicas: o quente opõe-se ao frio, o seco opõe-se ao úmido. Em se tratando do cosmo, o mesmo raciocínio pode ser feito. Como o universo se mostra definido, limitado, determinado em cada um de seus componentes, deve-se pensar que ele se tenha originado e seja sustentado por um princípio diametralmente contrário: o apeiron.

Outros estudos. Anaximandro escreveu sobre astronomia, matemática, geografia e política. É considerado o o fundador da astronomia na Grécia. Para ele, a Terra era cilíndrica e circundada por diversas rodas cósmicas formadas por fogo. Acreditava que o sol agia sobre a água e gerava os seres, e estes, depois se dirigiram para a terra e conforme se desenvolviam ia se tornando mais elaborados. Esteve envolvido com a vida política de Mileto, sendo enviado como líder para uma de suas colônias. (https://www.ebiografia.com/anaximandro/)

 

 


Nenhum comentário: