05 fevereiro 2020

Tales de Mileto

"O maior é o espaço porque dentro dele cabe tudo. O mais veloz é o intelecto porque passa através de tudo. A mais forte é a necessidade porque tudo domina. O mais sábio é o tempo porque tudo revela." (frase atribuída a Tales)

Tales de Mileto (624-545 a.C.) é considerado o primeiro filósofo verdadeiro, pois, fugindo à determinação dos deuses, tentou encontrar explicações racionais sobre o mundo. Ele quis achar a substância primeira, a physis, de onde tudo se originava. Pensou que este elemento primordial fosse a água, porque esta poderia se transformar em gelo (matéria sólida) pelo esfriamento e em ar (matéria gasosa) pelo aquecimento. Estava dada a partida para a busca da origem, do arqué, do princípio das coisas.

Ele foi citado por Platão, em Protágoras, como um dos Sete Sábios da Grécia, mas era personagem de diversas anedotas, sobretudo no papel de professor distraído, como no episódio em que teria tropeçado e caído num poço porque estava entretido demais estudando as estrelas para se preocupar com o lugar onde pisava. Ainda: de acordo com Aristóteles, ele é o fundador da ciência física, ou seja, o primeiro grego a procurar a substância última das coisas.

Diz-se que começou sua vida como mercador, obtendo recursos para empreender seus estudos e realizar algumas viagens. Teria, assim, aprendido geometria no Egito e astronomia na Babilônia. Desempenhou, também, funções políticas em sua cidade e realizou trabalhos nas áreas da filosofia, geometria e astronomia.

Filosofia. O filósofo Tales de Mileto foi considerado o primeiro filósofo grego, o fundador da Escola de Mileto ou Escola Jônica. Tinha a "água" (úmido) como essência de todas as coisas: o que é quente, precisa da umidade para viver; todos os germes são úmidos; os alimentos estão cheios de seiva. Pensou a matéria de uma forma diferente da concepção mítica, pois acreditava que esta sofria transformações ao longo do tempo. Com isso, o filósofo inaugurou o método de observação e especulação.

Matemática. Para alguns historiadores da matemática antiga, a geometria demonstrativa iniciou-se com Tales de Mileto. É conhecido mais pelas referências a ele do que por suas obras. Atribui-se a Tales de Mileto: 1) a demonstração de que os ângulos da base de dois triângulos isósceles são iguais; 2) a demonstração do seguinte teorema: se dois triângulos têm dois ângulos e um lado respectivamente iguais, então são iguais; 3) a demonstração de que todo diâmetro divide um círculo em duas partes iguais. 

Astronomia. Em termos de astronomia, atribui-se a Tales de Mileto: 1) previu com grande antecedência, o eclipse do Sol observada em 28 de maio de 585 a.C.; 2) verificou não ser uniforme o círculo da Terra entre os solstícios; 3) dividiu o ano em 365 dias; 4) estabeleceu o diâmetro do Sol. (https://www.ebiografia.com/tales_de_mileto/)

&&&

Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto, Xenófanes de Cólofon, Heráclito de Éfeso, Pitágoras de Samos, Parmênides de Eléia, Zenão de Eléia, Empédocles de Agrigento, Filolau de Cróton, Anaxágoras de Clazomena, Diógenes de Apolônia, Leucipo de Abdera e Demócrito de Abdera são os representantes da filosofia pré-socrática. Nos seus fragmentos e nas suas poesias estão todo o conteúdo filosófico. Tales de Mileto, por exemplo, trouxe-nos a ideia de a água ser a substância primeira da matéria.

Arché. É um termo de difícil tradução. Seu verbo cognato tanto pode significar "começar", "iniciar", como também "reger", "dirigir". Arché é um princípio; physis, é crescimento. Os filósofos pré-socráticos perguntavam: de onde se origina então o crescimento? Como este teve origem? Quais são seus princípios originais? Estas questões tinham por fim achar o arché das coisas. Tales de Mileto, por exemplo, achou que o primeiro princípio era a água. Mais tarde, foi provado que esta hipótese era falsa. Mas isso pouco importava, pois o que era merecedor de elogios é o modo como argumentavam, ou seja, como punham à prova as suas opiniões, eliminando por completo o dogmatismo.


Nenhum comentário: