19 fevereiro 2020

Emerson, Ralph Waldo

"A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delícia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você. (Ralph Waldo Emerson)

Ralph Waldo Emerson (1803-1882). Filósofo romântico norte-americano, nascido em Boston, estudou na Universidade de Harvard. Influenciado por pensadores românticos como Schelling, desenvolveu uma filosofia idealista, sobretudo em sua principal obra, Nature (1836). Nietzsche e Bérgson foram seus admiradores. Foi um dos fundadores do movimento chamado Transcendentalismo.

Embora tenha estudado bastante filosofia, não foi um pensador crítico ou sistemático, mas antes uma ponte entre muitas correntes religiosas, literárias e filosóficas do início do século XIX. Emerson ficou muito mais entusiasmado com a doutrina romântica da primazia da personalidade e da reverência pelo gênio e pelo herói. Juntaram-se os elementos do idealismo absoluto, de acordo com o qual o florescimento final do espírito revelaria a unidade entre a mente e a natureza, mas Emerson também evidenciou traços pragmáticos, enfatizando os efeitos práticos dos princípios e ideias em geral. (1)

Em 1836, publicou “Nature”, seu primeiro livro onde revelou suas ideias sobre o sentido ideal da vida alcançado através da introspecção, onde podia abdicar de convenções pré-estabelecidas. Fez uma forte crítica à sociedade industrializada e massificada e pouco respeitadora da cultura e da individualidade do ser humano.

A concepção de que Deus está em tudo, ou de que Deus e o universo são um. O mais conhecido sistema panteísta da filosofia moderna é o de Spinoza, embora a retórica panteísta tenha florescido no século XIX, na obra de Emerson, por exemplo.

Frases de Emerson: "Acima de tudo, na vida, temos necessidade de alguém que nos obrigue a realizar aquilo de que somos capazes. É este o papel da amizade."; "Um amigo é uma pessoa com a qual se pode pensar em voz alta."; "Se não levarmos a poesia e a beleza conosco, é inútil percorrermos o mundo. Em nenhum lugar as encontraremos."; "Usa a linguagem que quiseres; nunca poderás dizer senão o que és."; "Quando um homem se concentra com toda a sua energia no cumprimento do dever, aproxima-se de Deus."; "Os homens de caráter firme são as colunas mestras da sociedade a que pertencem."; "Nada se obtém sem esforço; e tudo se pode conseguir com ele."; "A recompensa de uma coisa bem feita é a de tê-la feito."

(1) BLACKBURN, Simon. Dicionário Oxford de Filosofia. Consultoria da edição brasileira, Danilo Marcondes. Tradução de Desidério Murcho ... et al. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.


Nenhum comentário: