17 fevereiro 2020

Sartre, Jean-Paul

"O homem, estando condenado a ser livre, carrega nos ombros o peso do mundo inteiro; é responsável pelo mundo e por si mesmo enquanto maneira de ser." (O ser e o nada)

Jean-Paul Sartre (1905-1980) foi um dos filósofos mais populares do século XX. Torna-se célebre depois de 1944, data em que passa a se consagrar por inteiro à sua obra. Líder do existencialismo na França. Recebeu influência da fenomenologia. Tinha afinidade pelas ideias marxistas e pelo ativismo político. Romancista, dramaturgo, crítico literário e filósofo. Em 1964, conquista o prêmio Nobel, mas recusa-o. Obras principais: A imaginação (1936); A transcendência do ego (1938); Esboço de uma teoria das emoções (1940); O imaginário (1940) O ser e o nada (1943); O existencialismo é um humanismo (1945); Reflexões sobre questão judaica (1946); Crítica da razão dialética (1960); vários volumes das Situações, entre os quais O que é a literatura?

A filosofia de Sartre tem três períodos distintos: na sua primeira fase, teve a influência de Husserl, onde escreveu A Náusea; na segunda fase, sofre Influência de Heidegger; na terceira, a mais produtiva, de Hegel e Marx.

Resumo do seu pensamentoNão há Deus. ==> Não somos criados por Deus. ==> Quando fazemos algo, fazemos com um propósito. ==> O propósito, ou essência, de algo criado vem antes de sua existência. ==> Não somos feitos para qualquer propósito... ==> ...então nossa existência precede nossa essência. ==> Temos de criar nosso propósito para nós mesmos. (1)

Sartre é sinônimo de existencialismo, cujos princípios ele definiu em seus escritos filosóficos, incorporou em suas peças e romances e viveu até o fim da vida. Vale a pena reproduzir na íntegra o seguinte trecho da conferência "O existencialismo é um humanismo" (1946): "O existencialismo ateu, que eu represento, declara [...] que se Deus não existe, há, pelo menos, um ser cuja existência precede sua essência, um ser que existe antes de poder ser definido por algum conceito. Esse ser é o homem ou, como diz Heidegger, a realidade humana. O que significa dizer que a existência precede a essência? Significa que o homem, em primeiro lugar, existe, depara-se consigo mesmo, atira-se no mundo - e só depois se define. O homem, tal como enxerga o existencialista, não é definível porque, inicialmente, ele nada é. Ele só será depois, e então será aquilo que fizer de si mesmo. Assim, não existe natureza humana, uma vez que não há um Deus para concebê-la. O homem apenas é [...]. Trata-se do primeiro princípio do existencialismo." (2)

A base do existencialismo está na discussão do possível. Para Sartre: "A existência precede a essência". É a tese da impossibilidade do possível. Ele retoma a fórmula de Lequier: "Fazer e, ao fazer, fazer-se". É a expressão metafísica da crença na liberdade absoluta segundo a qual o ser vivo e pensante faz a si mesmo tanto quanto lho permitem certas determinações já tomadas.

Para Sartre, a náusea é o ponto de partida da filosofia existencialista. Procura demonstrar que o Ego não está na consciência mas no exterior, no mundo, onde encontra o seu lugar de existência. No mundo, o ego aparece em “perigo”. O cogito, porém, surge ofuscado pela inquietude da “facticidade”. Mesmo “estilhaçado”, o cogito se abre à liberdade, pois existir é superar a existência em direção à impossível essência, mas esse movimento é também transcendência.

(1) VÁRIOS COLABORADORES. O Livro da Filosofia. Tradução de Rosemarie Ziegelmaier. São Paulo: Globo, 2011.

(2) LEVENE, Lesley. Penso, Logo Existo: Tudo o que Você Precisa Saber sobre Filosofia. Tradução de Debora Fleck. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013.



Nenhum comentário: