12 fevereiro 2020

Maimônides

"Deves aceitar a verdade de onde quer que ela venha." (Moisés Maimônides)

Moisés Maimônides (1138-1204) foi filósofo judeu, médico e teólogo. Grande estudioso do Talmud, nasceu em Córdoba, onde o pai era juiz. Formulou 13 princípios da fé hebraica (Deus existe, Deus é único, Deus é eterno...), princípios estes que foram objeto de diversas controvérsias dentro do mundo judaico.

Escritor prolífico. Em seu livro O Guia dos Perplexos, escrito originalmente em árabe, embora as traduções posteriores para o hebraico e o latim tenham alcançado um público bem maior, busca harmonizar os conflitos entre filosofia e teologia de sua época. Se as coisas existem, e existem conforme nossos sentidos, há que se supor a existência de um Ser necessário. Isso porque tudo que existe tem uma causa. Esta causa é o Ser necessário, ou Deus. O conhecimento de Deus é único, pois são as coisas que dependem do seu conhecimento, e não o contrário.

Maimônides acha que só podemos conhecer as coisas em ato e não as que ainda estão em potência. Nesse caso, não podemos pensar na tese da eternidade, mas somente na da criação. Pensar na criação é possível, pois as coisas estão em ato, já existem. Por isso, acha que não temos como conhecer as coisas através da razão antes de elas existirem.

Para Maimônides a alma é essencialmente única, mas tem em si cinco faculdades: A força vital; os sentidos; a imaginação; as paixões e vontades; e a razão que nos dá liberdade de compreensão. A razão é a faculdade que diferencia o homem e o faz ser o que é, as outras são compartilhadas também pelos animais.

Fontehttp://www.filosofia.com.br/historia_show.php?id=49

Nenhum comentário: