26 fevereiro 2020

Anselmo, Santo

"Pois também creio nisto: 'se não acreditar, não compreenderei.'" Proslógio 

Santo Anselmo (1033-1109) foi um filósofo e teólogo medieval, e pode ser considerado o primeiro expoente da escolástica (que se fundamenta no raciocínio dialético para solucionar as questões que surgiam). O objetivo era conciliar razão e fé, pois embora a razão não substituísse a fé, ela ajudaria as pessoas a entenderem melhor o que a sua fé já tinha aceitado. 

Seus dois principais tratados teológicos são o Monologion ("Monólogo) e o Proslógion ("Discurso). O primeiro contém versões do argumento cosmológico da bondade para chegar à existência de um bem supremo. O segundo contém o famoso argumento ontológico a favor da existência de Deus. Escreveu muitos diálogos específicos de lógica e teologia: De veritate ("Da verdade"), De libertate arbitrii ("Do livre-arbítrio").

Anselmo acreditava na capacidade da razão para investigar os mistérios divinos e propunha a prova ontológica da existência de Deus. Se Deus é considerado o absoluto, um ser superior, que não pode ser superado por nenhum outro, então Deus deve existir também na realidade, porque se não fosse assim, seria possível conceber outro ser tão superior quanto ele. (1)

(1) LEVENE, Lesley. Filosofia para Ocupados: dos Pré-Socráticos aos Tempos Modernos. Tradução de Débora Fleck. Rio de Janeiro: LeYa, 2019.




Nenhum comentário: