25 fevereiro 2020

Anaxágoras

"Medimos a grandeza de uma ideia pela resistência que ela provoca." (Anaxágoras)

Anaxágoras (500-428 a.C.) foi um filósofo pré-socrático que se dedicou ao estudo da astronomia e da biologia. Tinha em mente tornar lógicas as explicações do mundo. Natural de Clazômenas, na Jônia, passou trinta anos em Atenas, divulgando a sua maneira de pensar. Em Atenas, seus ensinamentos influenciaram o estadista Péricles e o dramaturgo Eurípedes. Quando perguntado sobre a razão de ter nascido, sua resposta foi: "Para estudar o universo".

Parmênides e os eleáticos apontam as dificuldades para se explicar a mudança. Com isso, provocam uma ruptura entre razão e experiência. Posteriormente, os filósofos pluralistas tentam preenchê-la. Empédocles e Anaxágoras renunciam à ideia de um princípio único que dê conta de todas as coisas em favor de uma pluralidade de princípios. Com esse salto do monismo ao pluralismo, tentam conciliar o caráter imutável e eterno do ser exigido pela razão com a evidência empírica do devir incessante das coisas. (1)

A filosofia. Em se tratando da estrutura do universo, Anaxágoras achava que várias substâncias compunham a totalidade do espaço existente e que cada elemento constituinte seria fundamental em si mesmo. Supunha que o ar continha sementes de todas as coisas, que eram trazidas à terra pela chuva, e dava como exemplo as plantas. Para ele, junto à matéria existe um princípio ordenador, um nous ou inteligência como causa do movimento. Por isso foi classificado como o primeiro dualista.

O conhecimentoO conhecimento é dividido em três etapas: a experiência ou sensação, a memória e a técnica. experiência ou sensação é o tópico central para o conhecimento. Em consequência, tudo que é vivenciado através das sensações é então depositado na memória. O acúmulo desses conhecimentos na memória vai então gerar a sabedoria e esta vai gerar a técnica que é a nossa capacidade de fazer uso dos conhecimentos para transformar a natureza.

Anaxágoras resumiu sua filosofia em diversas frases, entre elas: “Tudo está em tudo”; “A fraqueza de nossos sentimentos impede-nos de alcançar a verdade”; “Nada vem à existência nem é destruído, tudo é resultado da mistura e da divisão”; “Tudo tem uma explicação natural, a lua não é uma deusa, mas um grande globo de rocha e o sol não é um deus, mas um imenso mundo em fogo”. “Prefiro uma gota de sabedoria a toneladas de riqueza.” (2) 

(1) Temática Barsa Filosofia.

(2) https://www.ebiografia.com/anaxagoras/

 



Nenhum comentário: