17 fevereiro 2020

Dewey, John

"Somente pensamos quando confrontados com um problema." (John Dewey)

John Dewey (1859-1952) foi um filósofo e educador norte-americano que ajudou a fundar o pragmatismo, uma escola filosófica no início do século XX. Acreditava que a melhor educação envolve o ‘aprender fazendo’. Desenvolveu o pragmatismo formulado por Peirce e William James, aplicando essa doutrina à lógica e à ética, e defendendo o instrumentalismo ou o experimentalismo em teoria da ciência. Tornou-se célebre por ter fundado a chamada escola ativa. A didática se resume no famoso método "do problema", que se desenvolve em cinco fases: a) a criança traz um problema (um objeto, uma preocupação etc. relacionados com sua vida); b) definição em comum do problema; c) inspeção dos dados disponíveis; d) formação de uma hipótese de trabalho; e) comprovação da experiência (da validade das informações, dos meios e dos raciocínios). (1)

Resumo do seu pensamento: Os problemas surgem porque estamos tentando apreender o sentido... ==> ...das tradições que herdamos. ==> ...dos desafios de viver em um mundo em transformação. ==> A filosofia não trata de obter um retrato verdadeiro do mundo, mas de solucionar problemas práticos. ==> Somente pensamos quando confrontados com problemas. (2)

Em 1894, Dewey aceitou o cargo de presidente do departamento de filosofia, psicologia e pedagogia da Universidade de Chicago. Foi na Universidade de Chicago que Dewey começou a formalizar seus pontos de vista que contribuíram tão fortemente para a escola de pensamento conhecida como pragmatismo. Dewey finalmente deixou a Universidade de Chicago e tornou-se professor de filosofia na Universidade de Columbia entre os anos de 1904, até sua aposentadoria em 1930. Em 1905, tornou-se presidente da Associação Americana de Psicologia.

Dewey acreditava firmemente que a educação não deveria ser apenas professores fazendo com que os alunos aprendessem fatos irracionais que logo esqueceriam. Ele defendia que o modo de aprendizagem deveria ser uma jornada de experiências, construindo uma sobre a outra, criando novas experiências. Dewey também sentiu que as escolas tentavam criar um mundo separado da vida dos estudantes. As atividades escolares e as experiências de vida dos estudantes deveriam estar conectadas. Se isso não fosse feito, a aprendizado real seria impossível. (3)

Experiência e Educação, livro escrito por John Dewey, é o resultado de uma palestra proferida por ele na sociedade Kappa Delta Pi, em 1938, cuja primeira edição deu-se nesse mesmo ano. Parcela considerável dos educadores tem apreço por esta obra, pois ela trata de conciliar os problemas da educação tradicional com os da escola progressista. Na escola tradicional, o ensino vem de cima para baixo, de fora para dentro; na escola progressista, de dentro para fora, de baixo para cima. No primeiro, há excesso de autoritarismo; no segundo, excesso de liberdade. Dewey Propõe o meio termo.

A tese central deste livro é: os seres humanos gostam de pensar de forma dicotômica, isto é, pelos extremos. Geralmente, expressamos nossas crenças em termos de ou isso ou aquilo. Tenta, assim, ver as coisas boas que há tanto na escola tradicional como na escola progressista. Aproveita-as; rechaça, porém, as coisas ruins.

Frases de Dewey: "Os homens nunca usaram totalmente os poderes que possuem para promover o bem, porque esperam que algum poder externo faça o trabalho pelo qual são responsáveis."; "Aprender? Certamente mas, primeiro, viver e aprender pela vida, na vida."; "Nós só pensamos quando nos defrontamos com um problema."; "A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida."; "A exigência de liberdade é uma exigência de poder."; "Mais profunda das solicitações na natureza humana é o desejo de ser importante."

(1) JAPIASSÚ, Hilton e MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 5.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

(2) VÁRIOS COLABORADORES. O Livro da Filosofia. Tradução de Rosemarie Ziegelmaier. São Paulo: Globo, 2011.

(3) https://escolaeducacao.com.br/john-dewey/


Nenhum comentário: