18 fevereiro 2020

Burke, Edmund

"Não se pode planejar o futuro pelo passado." (Edmund Burke)

Edmund Burke (1729-1797). Filósofo, político e ensaísta de origem irlandesa, um dos principais teóricos do conservadorismo no séc. XVIII. Vivendo na Inglaterra, tornou-se conselheiro de políticos influentes e membro do parlamento pelo Partido Conservador. Apesar de conservador, Burke foi um defensor da Revolução Americana de 1776 e do direito à autodeterminação das colônias.

Resumo do seu pensamento: Os seres humanos têm necessidades materiais, científicas, artísticas e morais. ==> Eles não conseguem satisfazer todas as necessidades pelo próprio esforço. ==> Recorrem aos hábitos e à religião de seus ancestrais sempre que possível. ==> Concordam em ajudar um ao outro, que é o melhor modo de satisfazer necessidades mútuas. ==> A sociedade é, de fato, um contrato. (1)

Edmund Burke era o político mais perspicaz de seu tempo. Burke foi um dos maiores críticos do liberalismo e é hoje visto como um dos fundadores do conservadorismo moderno; um reformador cujo objetivo era sempre defender a tradição. Como Aristóteles, Burke acreditava que a sociedade é natural para o homem; ela não é, como os liberais e radicais gostariam, algum tipo de contrato social artificial. Burke cita Cícero: "Cedo qui vestram rempublicam tantam amisistis tam cito?" "Diga-me, como você fez para perder uma república tão grande quanto a sua tão rapidamente?" É uma pergunta que nossos filhos poderão um dia nos fazer. (2)  

Conservadores defendem a visão de sociedade de Burke como uma parceria entre os vivos, os mortos e os que estão por nascer; acreditam em uma associação entre vizinhos em vez de uma intervenção do Estado. Oikophilia, o amor pelo lar, serve à causa do ambientalismo. Há duas razões para os partidos conservadores não darem ênfase a esse aspecto: 1) a causa conservadora foi poluída pela ideologia do grande capital, por ambições globais das empresas multinacionais; 2) a verdade no ambientalismo foi obscurecida pela propaganda alvoroçada dos ambientalistas e pela imensidão dos problemas que nos apresentaram.  

Frases de Edmund Burke: "Quem luta contra nós reforça nossos nervos e aguça nossas habilidades. O nosso antagonista é quem mais nos ajuda."; "Aqueles que não têm respeito pelos seus antepassados não podem ter respeito pelos pósteros."; "O uso da força tem apenas uma efeito temporário. Pode subjugar por certo tempo, mas não remove a necessidade de subjugar novamente: é impossível governar uma nação que deve ser reconquistada eternamente."; "Não se pode planejar o futuro através do passado."; "Quanto maior o poder, mais poderoso é o abuso."; "É um erro popular muito comum o de acreditar que aqueles que fazem mais barulho ao se lamentar a favor do público sejam os mais preocupados com o seu bem-estar."

(1) VÁRIOS COLABORADORES. O Livro da Filosofia. Tradução de Rosemarie Ziegelmaier. São Paulo: Globo, 201.

(2) WIKER, Benjamin. 10 Livros que Todo Conservador Deve Ler: Mais Quatro Imperdíveis e um Impostor. Tradução de Mariza Cortazzio. Campinas, SP: VIDE Editorial, 2016.

Nenhum comentário: