10 fevereiro 2020

Plotino

“Esforço-me para reunir o que há de divino em mim ao que há de Divino no Universo.” (Plotino)

Plotino (205-270) foi um filósofo neoplatônico, autor de “Enéadas”, nasceu no Egito e estudou filosofia na Alexandria durante onze anos, antes de se juntar à expedição do imperador Gordiano contra os persas, em 243. Pensava, assim, aprender sobre as filosofias persa e indiana. Quando o imperador foi morto em Mesopotâmia, fugiu para a Antioquia. Em seguida, foi para Roma (244). Passou o resto da vida em Roma, ensinando filosofia.

O Prof. Herculano Pires expressa a sua visão: “Plotino correspondia precisamente aos anseios da época. Oferecia aos homens a esperança de uma vida pura e perfeita, fora dos tormentos e das imperfeições do mundo. Abria-lhes uma perspectiva de salvação. E ao mesmo tempo criava uma ética religiosa, que implicaria o esforço constante das criaturas para se libertarem dos seus desejos e apetites, das suas paixões desvairadas”.

Plotino dividia o Universo em três hipóstases: o Uno, o Nous (ou mente) e a Alma. O Uno refere-se a Deus, dado que sua principal característica é a indivisibilidade. “É em virtude do Uno (unidade) que todas as coisas são coisas”. (Plotino, Enéada VI, 9º tratado). O Nous é uma das emanações do ser divino. A Alma é um dos três elementos, sendo a alma o elo entre o Espírito e o corpo do homem.

Matéria. Para Plotino, Deus não criou o mundo, mas emanou-o. “Não foi um ato de livre criação que produziu a realidade material, como querem os cristãos, mas um processo automático de irradiação. Assim como o perfume exala (emana) de uma flor, o mundo transborda de Deus”.

Deus. Para Plotino, Deus é uma realidade tão diversa que exclui qualquer possibilidade de compreensão. Podemos apenas dizer que é Uno, uma vez que a multiplicidade parece ser uma peculiaridade do mundo terreno.

Beleza. Para Plotino, a beleza é elevação da alma. Acha que a arte é o esplendor da inteligência, que transparece no sensível. A música, por exemplo, reproduz com sons o princípio da harmonia. Por meio da arte, a alma põe em movimento um processo de purificação, começa o caminho do retorno à divindade.

Fonte de Consulta:

https://biografiaecuriosidade.blogspot.com/2015/05/biografia-de-plotino.html










Nenhum comentário: