Consenso. Do
latim consensus, acordo, juízo unânime. Acordo estabelecido, entre
indivíduos ou grupos, sobre seus sentimentos, opiniões, vontades etc., como
condição para que haja uma concórdia social. Poder-se-ia defini-la, também,
como a concordância de várias pessoas ou da maioria dos membros de uma
coletividade em torno de determinado assunto.
Diz-se que há consenso
geral quando todos aderem a um
princípio, a uma asserção, a uma crença ou a uma tomada de decisão como
critério do melhor e do mais verdadeiro, a unanimidade sendo considerada como
atitude mais razoável para a realização de determinado objetivo.
Para Luiz Antônio Saconni,
em Corrija-se de A a Z, o termo “consenso ‘geral’” é redundância,
pois a palavra consenso significa unanimidade de opinião,
opinião geral, voz comum. Exemplos: 1) o consenso dos
eleitores era de que as reformas poderiam ser implementadas; 2) se nem Jesus
Cristo obteve consenso, como exigi-lo de nosso grupo de trabalho?;
3) Ninguém esperava o consenso dos pais da moça
nesse casamento.
Em Ética a Nicômaco, Aristóteles instrui-nos
sobre o consenso universal: "Aquilo em que todos
consentem, dizemos que assim é, já que rejeitar semelhante crença significa
renunciar ao que é mais digno de fé".
Mário Perniola, em Contra
a Comunicação, fala-nos da sensologia, um neologismo que se refere à transformação da
ideologia numa nova forma de poder, que acredita ter um consenso plebiscitário
fundado em fatores afetivos e sensoriais.
Em suas palavras: "Pergunto-me, agora, se não
seria justamente a comunicação essa nova forma de ideologia que batizei com o
termo de sensologia. Por exemplo, orientações coletivas em que a
comunicação desempenhou papel muito importante, como o neobelicismo e o
neopacifismo, a globalização e a antiglobalização poderiam ser consideradas
neo-ideologias (como sugere Fitoussi) ou — fato que não cria maiores diferenças
— sensologias?" (Perniola, 2006, p. 21).
ERNIOLA, Mario. Contra a Comunicação.
Tradução de Luisa Raboline. Rio Grande do Sul: Unisinos, 2006.
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