08 fevereiro 2012

Beleza e Religião

A beleza é uma das propriedades fundamentais de todo ser, através da qual se manifestam os sentimentos estéticos no ser humano. A beleza pode dar-se na natureza, que nos exalta os sentimentos; no ser humano, carregada ainda de sentimentos eróticos; nas obras artísticas, em que o ser humano pode projetar mundos maravilhosos.  

De um modo geral, a Bíblia trata sumariamente da beleza, em vista de esta estar no campo do imediato, enquanto a religião busca a transcendência. Embora a Bíblia não tenha se aprofundado na beleza, encontramos diversas passagens que tratam do assunto. Um exemplo: Sara e Rebeca são apresentadas como mulheres de beleza excepcional que cativam os homens onde quer que fossem.

Para a religião, o “demônio da beleza” enfeitiça o ser humano. Pensadores religiosos acham que a beleza feminina é tentação para desviar o homem de sua missão. Exemplos: Sansão é seduzido e traído pela esposa; Betsabeia arrasta David para o adultério e o crime; apesar de sua sabedoria, Salomão incorreu na idolatria, cativado pela beleza de mulheres estrangeiras.

O Novo Testamento, dando muita atenção à conversão interior, deixa pouco espaço para a beleza exterior das coisas. A beleza da alma é preferível à beleza de penteados, vestidos custosos e adornos. A preocupação básica do cristianismo, não resta dúvida, foi a de impedir que um culto sensível à beleza corporal viesse desvirtuar a beleza interior do espírito.

Por esta razão, os grandes pensadores cristãos procuravam, em seus escritos, enaltecer sempre a beleza integral, verdadeiro reflexo da beleza divina.

Fonte de Consulta

IDÍGORAS, J. L. Vocabulário Teológico para a América Latina. São Paulo: Paulinas, 1983.

2 comentários:

Unknown disse...

Amigo, eu sou feio e pelo menos é o que as pessoas pensam de mim, sempre me pergunto, se Deus me ama tanto, porque ele me criou feio, sei que isso não tem tanta importância no cristianismo, mas isso é importante sim na vida de um adolescente, não precisava me fazer um gato, mas pelo menos um pouco bonito, como meus outros amigos são, por isso sou alvo de zombamento. Sempre que pensamos na imagem de Jesus Cristo, vemos um homem bonito, alto, com sedosos cabelos negros e barba, e que pele, brilhando, se a beleza não tem importância para nós, cristãos, porque tudo ligado a Deus é tão esteticamente belo?

Anônimo disse...

Filmes nos mostram um Deus lindo loiro dos olhos azuis do cabelo de propaganda de shampoo.Porém nos cristões sabemos que não é assim pois Jesus era um homem do oriente médio.Ou seja Jesus nao é aquele homem belo q imaginamos e temos em mente mais sim Jesus era um homem feio como todos outros daquela época