29 março 2011

Notas sobre o Ocultismo Utilitário

Ocultismo é a ciência que estuda os mistérios da Natureza e o desenvolvimento dos poderes “psíquicos”, poderes estes latentes na alma humana. O Ocultismo apresenta-se como um sistema filosófico-científico absolutamente distinto, com suas teorias, os seus métodos, suas formas de ensino e difusão completamente diferente da ciência contemporânea. Enquanto a ciência contemporânea publica todas as suas teorias experimentais, o ocultismo trata de separar o que deve e o que não deve vir à luz.

Há, no Ocultismo, três espécies: práticofilosófico e esotérico. O Ocultismo prático compreende o magnetismo, o hipnotismo, a sugestão mental, a alquimia, a astrologia, a quiromancia, a fisiognomonia, a grafologia, a magia. O Ocultismo filosófico trata de moral, sociologia, metafísica e teologia. O Ocultismo esotérico trata de penetrar no mais íntimo de todas as ciências, crenças e pesquisas.

Para o Ocultismo, tudo o que existe forma uma imensa Unidade. A maioria dos eventos apresenta-se em forma de trindade. No Universo, há três planos: o mundo divino, o mundo moral e o mundo material. No corpo humano, as três partes são: cabeça, tronco e membros. Fala-se também dos sete princípios. No ser humano, por exemplo, as três partes decompõem-se em sete princípios, quais sejam: cabeça, peito, braço direito, braço esquerdo, ventre, perna direita e perna esquerda.

O Ocultismo dá grande ênfase ao elemento cósmico chamado Força. Na Força, há dois atributos, atração e repulsão; um atrai e o outro repele. Daí, a importância do magnetismo fisiológico que, à semelhança do magnetismo terrestre, pode atuar de forma positiva ou negativa. Por isso, o cuidado que deve ter todo aquele que procura ser um filiado da comunhão do pensamento ocultista. O lema é: “Fazermos aos outros o que gostaríamos que os outros nos fizessem”.

Os conselhos práticos podem ser resumidos: ser humilde e modesto; ouvir e pensar mais do que falar; ouvir opiniões alheias, sem as contrariar; dar opinião, sem impor; contribuir sempre para o progresso geral do ambiente em que estiver inserido. Treinar muito a respiração, pois com ela pode-se estabelecer um equilíbrio físico e espiritual. Estar sempre concentrado naquilo que estiver fazendo, sem almejar fama ou posição de destaque.

Embora o Ocultismo seja cunhado de obscurantista, não resta dúvida que tem muitos conselhos práticos para uma conduta exemplar no bem.

Fonte de Consulta

LORENZ, Francisco Waldomiro. Lições Práticas de Ocultismo Utilitário. São Paulo: Lorenz, 1991.

 

2 comentários:

Unknown disse...

você teria este livro? não consigo achar de jeito nenhum!

Sérgio Biagi Gregório disse...

Não tenho este livro. Verifique em Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento - R. Dr. Rodrigo Silva, 87 - Liberdade, São Paulo - SP, 01501-010. Talvez eles tenham.