30 novembro 2022

Marxismo: Fatores Emergentes e Predisponentes

Mário Ferreira dos Santos, no capítulo 18 — “Os Fatores Emergentes e Predisponentes”, do livro Análise Dialética do Marxismo, esclarece-nos sobre o erro que Marx cometeu ao se deixar influenciar apenas pelos fatores econômicos que se destacavam em sua época.

Os fatores emergentes são os internos; e os predisponentes, os externos.  No homem, o corpo (fatores bionômicos) e alma (fatores psicológicos) são os fatores emergentes. A natureza (fatores ecológicos) e a sociedade humana (fatores históricos-sociais) são os fatores predisponentes.

Observação: os fatores emergentes se atualizam conforme a disposição dos fatores predisponentes. Nesse caso, o meio ambiente apenas favorece ou desfavorece a atualização da emergência. Na eotécnica (1), o artesanato; na paleotécnica, o salariado. A inversão vai dar-se com os marxistas. Estes surgem em plena era da paleotécnica. São os socialistas da grande concentração.

O capitalismo, cujo objetivo é aumentar a produção com o menor custo, tende para uma centralização, para um monopólio. Marx viu nisso um fator importante do progresso e uma lição da organização social futura. Assim, a sociedade tem de ser centralizada, haver monopólio de poder, de governo, de tudo.

Faltou a Marx o conhecimento da escolástica, que preconizava a inseparabilidade do corpo e da alma. Neste sentido, não pode empreender uma análise dialética correta. Deixou-se influenciar pela predisponência econômica de sua época, o que obliterou o seu raciocínio.  Desde esse momento, a emergência numa adequação com a predisponência dava a concluir precipitadamente que o fator econômico fosse sempre decisivo. (Marx e Engels em seus últimos dias rejeitavam esse absolutismo).

(1) Foi Patrick Geddes quem dividiu as fases da técnica em três, partindo das análises de Kropotkin: a eotécnica, a paleotécnica e a neotécnicaEos, que em grego quer dizer aurora, enquanto paleos, em grego, quer dizer antigo. A eotécnica, quanto à energia e aos materiais característicos, é um complexo de água e madeira; a paleotécnica, complexo de carvão e de ferro; e a neotécnica, um complexo de eletricidade. A chamada biotécnica será a época da energia atômica, e outras energias a serem descobertas e controladas. (Capítulo 3 — “A Eotécnica”, do mesmo livro)

 

Nenhum comentário: