26 outubro 2020

Princípios Gerais

Princípio. Primeira fase da existência de algo, de uma ação ou processo. O que é causa primeira, a base de algo. Valor de ordem moral. Ponto de partida e fundamento de um processo qualquer. Princípio geral. Diz respeito à generalidade de um determinado tipo de conhecimento.

Em se tratando dos princípios gerais, diz-se que primeiro devemos compreender alguma particularidade do princípio para, depois, compreender que a particularidade é irrelevante, e por isso, a generalidade tem a mesma legitimidade. Sabemos da aritmética que “dois mais dois são quatro” para um caso particular de dois pares. Observando o mesmo procedimento para outro caso particular, podemos deduzir a aplicação para quaisquer dois pares. 

Há diferença entre as proposições gerais conhecidas a priori, como “dois mais dois são quatro”, e generalizações empíricas como “todos os homens são mortais”. A dedução deve ser aplicada ao conhecimento a priori enquanto a indução ajusta-se melhor no segundo caso. Razão: as generalizações empíricas são mais incertas que seus casos particulares.

Controvérsia histórica: empiristas e racionalistas. Os empiristas defendem que todo o nosso conhecimento advém da experiência; os racionalistas, que, além do que conhecemos por meio da experiência, existem certas “ideias inatas” ou “princípios inatos”, que conhecemos independentemente da experiência. Em vez de “ideias inatas”, os autores modernos preferem o termo “a priori”, por ser menos suscetível de objeções.

A lógica e a matemática pura são conhecimentos a priori. Esta afirmação foi negada pelos empiristas. Os empiristas acham que de tanto vermos a soma de dois e dois darem quatro, concluiríamos, por indução, que sempre será assim. Whitehead discorda de tal raciocínio, pois pensa que em um dado momento, acharemos as particularidades irrelevantes, e optaremos pela tese geral de que a soma de dois e dois são quatro em quaisquer circunstâncias. 

Existem, assim, proposições conhecidas a priori, e que entre estas estão as proposições da lógica e da matemática pura, assim como as proposições fundamentais da ética.

Fonte de Consulta

RUSSELL, Bertrand. Os problemas da Filosofia. Tradução de Jaimir Conte.

 


Nenhum comentário: