Princípio. Primeira fase da
existência de algo, de uma ação ou processo. O que é causa primeira, a base de
algo. Valor de ordem moral. Ponto de partida e fundamento de um processo
qualquer. Princípio geral. Diz respeito à generalidade de um determinado
tipo de conhecimento.
Em se tratando dos
princípios gerais, diz-se que primeiro devemos compreender alguma
particularidade do princípio para, depois, compreender que a particularidade é
irrelevante, e por isso, a generalidade tem a mesma legitimidade. Sabemos da
aritmética que “dois mais dois são quatro” para um caso particular de dois
pares. Observando o mesmo procedimento para outro caso particular, podemos
deduzir a aplicação para quaisquer dois pares.
Há diferença entre as proposições gerais
conhecidas a priori, como “dois mais dois são quatro”, e generalizações
empíricas como “todos os homens são mortais”. A dedução deve ser aplicada ao
conhecimento a priori enquanto a indução ajusta-se melhor no
segundo caso. Razão: as generalizações empíricas são mais incertas
que seus casos particulares.
Controvérsia histórica: empiristas e racionalistas. Os empiristas
defendem que todo o nosso conhecimento advém da experiência; os racionalistas,
que, além do que conhecemos por meio da experiência, existem certas “ideias
inatas” ou “princípios inatos”, que conhecemos independentemente da
experiência. Em vez de “ideias inatas”, os autores modernos preferem o
termo “a priori”, por ser menos suscetível de objeções.
A lógica e a matemática pura são
conhecimentos a priori. Esta afirmação foi negada pelos empiristas.
Os empiristas acham que de tanto vermos a soma de dois e dois darem quatro,
concluiríamos, por indução, que sempre será assim. Whitehead
discorda de tal raciocínio, pois pensa que em um dado momento, acharemos as
particularidades irrelevantes, e optaremos pela tese geral de que a soma de
dois e dois são quatro em quaisquer circunstâncias.
Existem, assim, proposições conhecidas a priori, e
que entre estas estão as proposições da lógica e da matemática pura, assim como
as proposições fundamentais da ética.
Fonte de Consulta
RUSSELL, Bertrand. Os problemas da Filosofia. Tradução de Jaimir Conte.
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