28 outubro 2020

Os Universais

“Todas as verdades implicam universais, e todo conhecimento de verdades implica conhecimento direto de universais.” 

Universal. Universal (ou universais) é aquilo que se aplica à totalidade, que é válido em qualquer tempo ou lugar. Essência, qualidade essencial existente em todos os indivíduos de uma mesma espécie e definindo-os como tais. 

Platão denomina a essência pura de “ideia” ou “forma”. A “ideia” de justiça, por exemplo, não é idêntica a qualquer coisa que seja justa; ela é diferente das coisas particulares. Por isso, ela não pode existir no mundo dos sentidos. Ela é eterna, imutável e indestrutível. Para Platão, o mundo suprassensível é o verdadeiro mundo. Observação: como a palavra “ideia” tem muitos significados, em Platão, deve ser entendida como “universal”. 

Toda frase tem pelo menos um universal. Bertrand Russell acha estranho que a maioria, exceto os que estudam filosofia, não tem consciência disso. Um exemplo: “a cabeça de José foi cortada”. Cabeça, José e cortada são particulares. Contudo, a palavra “cabeça” e “cortar” são universais. Há uma “ideia”, uma “forma” de “cabeça” independentemente da cabeça de José. Do mesmo modo é a “ideia”, a “forma” de “corte”. Há uma “forma” de corte independentemente deste corte específico.

A essência dos universais não é meramente mental. Os pensamentos e os sentimentos, as mentes e os objetos físicos existem. Os universais subsistem ou têm uma essência, onde “essência” se opõe a “existência” como algo eterno. O conhecimento direto dos universais é o mais fácil de observar, pois não necessitamos de esforço de abstração. Como exemplo, temos:  a cor, o gosto, a rigidez de um objeto, entre outros. 

Há, também, muitas relações que temos um conhecimento direto. "Estar à esquerda de", "estar à direita de". Em se tratando do tempo, "antes de" e "depois de". A semelhança também é uma relação. Se vejo simultaneamente dois matizes de verde, posso ver que se assemelham entre si; se ao mesmo tempo também vejo um matiz de vermelho, posso ver que os dois verdes têm mais semelhança entre si do que ambos têm com o vermelho. Desta maneira adquiro conhecimento direto do universal semelhança ou similaridade.

Fonte de Consulta

RUSSELL, Bertrand. Os problemas da Filosofia. Tradução de Jaimir Conte.



Nenhum comentário: