“Todas as verdades
implicam universais, e todo conhecimento de verdades implica conhecimento
direto de universais.”
Universal. Universal (ou
universais) é aquilo que se aplica à totalidade, que é válido em qualquer tempo
ou lugar. Essência, qualidade essencial existente em todos os indivíduos de uma
mesma espécie e definindo-os como tais.
Platão denomina a
essência pura de “ideia” ou “forma”. A “ideia” de justiça, por
exemplo, não é idêntica a qualquer coisa que seja justa; ela é diferente das
coisas particulares. Por isso, ela não pode existir no mundo dos sentidos. Ela
é eterna, imutável e indestrutível. Para Platão, o mundo suprassensível é o
verdadeiro mundo. Observação: como a palavra “ideia” tem muitos significados,
em Platão, deve ser entendida como “universal”.
Toda frase tem pelo menos um universal. Bertrand
Russell acha estranho que a maioria, exceto os que estudam filosofia, não tem
consciência disso. Um exemplo: “a cabeça de José foi cortada”. Cabeça, José e
cortada são particulares. Contudo, a palavra “cabeça” e “cortar” são
universais. Há uma “ideia”, uma “forma” de “cabeça” independentemente da cabeça
de José. Do mesmo modo é a “ideia”, a “forma” de “corte”. Há uma “forma” de
corte independentemente deste corte específico.
A essência dos universais não é meramente mental.
Os pensamentos e os sentimentos, as mentes e os objetos físicos existem. Os
universais subsistem ou têm uma essência, onde
“essência” se opõe a “existência” como algo eterno. O conhecimento
direto dos universais é o mais fácil de observar, pois não necessitamos de
esforço de abstração. Como exemplo, temos: a cor, o gosto, a rigidez de um
objeto, entre outros.
Há, também, muitas relações que temos um
conhecimento direto. "Estar à esquerda de", "estar à direita
de". Em se tratando do tempo, "antes de" e "depois
de". A semelhança também é uma relação. Se vejo simultaneamente dois
matizes de verde, posso ver que se assemelham entre si; se ao mesmo tempo
também vejo um matiz de vermelho, posso ver que os dois verdes têm mais
semelhança entre si do que ambos têm com o vermelho. Desta maneira adquiro
conhecimento direto do universal semelhança
ou similaridade.
Fonte de Consulta
RUSSELL, Bertrand. Os problemas da Filosofia. Tradução de Jaimir Conte.
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