08 abril 2020

Definição

Definição. Do latim "definitione" que significa uma exposição com precisão. Uma explicação clara e concisa de alguma coisa, é o significado.  

Ao construirmos um juízo, esse juízo aponta para o conteúdo ao qual se refere. Daí, temos uma verdade de fato [adequação do juízo com o fato] e uma verdade lógica [adequação do juízo da pessoa com o fato ao qual se refere].

Observemos a definição do dicionário para a palavra "copo": "vaso para beber, comumente sem asa, e de forma cilíndrica ou alargada para as bordas". Genericamente, copo é um vaso, porém não é qualquer vaso, mas somente o vaso que serve para beber. Vaso para beber é o que diferencia copo de outros vasos.

"A definição define de-fine, dá fins, limita, contorna. E nós, para de-finirmos alguma coisa, temos que dizer primeiramente o que é ela, isto é, a que ordem pertence, mas precisamos, depois ver também o que a diferencia. E o gênero mais próximo de copo é vaso, porque vaso também é um gênero, porém mais distante. Para darmos contornos mais definidos, procuramos o gênero mais próximo vaso, e a diferença que o especifica: para beber. Os outros aspectos, como ter asa ou não, ser alongado ou não, variam de um copo para outro, mas ser vaso, o servir para beber pertence a todos os copos". (1)

Nem toda palavra pode ser definida. Caso isso ocorresse, teríamos as definições ad infinitum, ou seja, toda a palavra usada para definir outras, teria, também, de ser definida. Quer dizer, o processo de definição deve acabar em alguma dado momento. Daí, surge a dúvida: quando uma palavra precisa ser definida? Uma palavra tem de ser definida se: 1) é usada em sentido técnico e não se pode supor que o público conheça esse sentido; 2) for uma palavra comum usada num sentido não comum. (2)

(1) SANTOS, M. F. dos. Convite à Filosofia e à História da Filosofia. 6. Ed., São Paulo: Logos., item "Definição". 

(2) MARTINICH, A. P. Ensaio Filosófico: o que é, como se faz. Tradução de Adail U. Sobral. São Paulo: Loyola, 2002.



Um comentário:

Sr. Ítalo disse...

Grande Mário Ferreira!