28 janeiro 2009

Tédio: Significado e Transgressão

De acordo com Lars Svendsen, em Filosofia do Tédio, o conceito de tédio está associado ao conceito de significado e de transgressão. Para explicitar a sua tese, fez um intenso trabalho de pesquisa, consultando diversos pensadores acerca do tema. Entre eles estão: Adorno, Heidegger, Kierkegaard, Nietzsche, Pascal, Schopenhauer e Wittgenstein.

Kierkegaard descreveu o tédio como "a raiz de todo o mal". Rochefoucauld, referindo-se à corte francesa, disse: "Quase sempre somos entediados por pessoas para as quais nós mesmos somos entediantes". Para Pascal, "o homem sem Deus está condenado à diversão". Para Nietzsche, o tédio é "a 'desagradável calma' da alma" que precede os atos criativos, e enquanto os espíritos criativos o suportam, "natureza menores" fogem dele. No romance Lucinde (1799), no capítulo "O Idílio do Lazer", Friedrich Schlegel escreve: "Toda atividade vazia, agitada, não produz qualquer coisa senão tédio — o dos outros e o nosso".

O tédio é um fenômeno moderno. Ele surge quando não sabemos o que fazer com a passagem do tempo. Na era pré-moderna, falava-se da acédia, um conceito sobretudo moral. O demônio do meio-dia (daemon meridianus) é um tipo de acédia, o mais ardiloso de todos, pois ataca o monge em pleno dia, fazendo com que tudo lhe pareça uma ilusão. O demônio o faz detestar o lugar onde se encontra - e até a própria vida, lembrando-o dos atrativos que tinha antes de se devotar a Deus. Segundo Evágrio, quem consegue resistir à acédia, mediante vigor e paciência, será também capaz de resistir a todos os outros pecados e encontrará aí a alegria.

O tédio relaciona-se com informação e significado. Sabemos que informação e significado não são a mesma coisa. Significado consiste em fazer uma conexão da parte com o todo; a informação, não. Podemos encher o nosso cérebro com dados, fórmulas e as mais variadas técnicas, mas sem significado algum para nós. Nesse caso, temos de distinguir o essencial do acessório, a novidade, da verdade. Quantas não são as informações que recebemos diariamente que nada tem a ver com o nosso crescimento moral? O tédio aqui representa a perda de significado.

A transgressão, por seu turno, é a satisfação da necessidade que só se sacia na novidade. Para fugir ao tédio, procuramos os divertimentos, as festas, as peças teatrais, as viagens, as discotecas, os barzinhos etc. Nada disso, porém, preenche-nos intimamente. Incita-nos, pelo contrário, a fugirmos de nós mesmos. Contudo, com mais ou menos tempo, o tédio volta a nos visitar, pois desprezamos a verdadeira necessidade de nosso espírito, que é a evolução espiritual.

Renunciemos às novidades, às diversões e ao culto às celebridades. Apliquemos os nossos recursos pessoais na obtenção dos conhecimentos que irão conosco para o além-túmulo.

Fonte de Consulta 

SVENDSEN, Lars. Filosofia do Tédio. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

Um comentário:

Deboro Melo disse...

Diante da dúvida da vida metafísica divamgarmos diante de váriàs possibilidades de estilis de vida que queremos agrupar ao nosso viver cotidiano. Enfim o vazio existencial nos preencher de tédio.nisso o caminhar se torna sem sentido espiritual para uma vida mais plena. Cabe a nós humanos buscar sentido pra viver. Sim é uma luta árdua filosoficamente mas as experiências e expectativas são válidas quando queremos ir além das aparências. .e viver plenamente ciente de nossa mortalidade.