27 janeiro 2015

Imagens e Tendências Mentais

Que tipo de imagem estamos formando em nosso cérebro? Como se formam as tendências? Quais são as nossas tendências mentais predominantes? É possível mudá-las?

Somos herdeiros de algumas tendências dominantes. Se estas forem para a ambição, tudo se fará para que elas se concretizem; se forem para a virtude, também. Pode-se dizer que as tendências dominantes assemelham-se a um grande rio, volumoso, que leva consigo tudo o que encontra pelo caminho. Do mesmo são os nossos hábitos. Uma vez formado, é como esse rio que leva tudo o que encontra à frente.

Conforme a idade for avançando, o ser humano vai formando em seu subconsciente a perspectiva do envelhecimento e do enfraquecimento. Observe que essa visão é muito mais o resultado do nosso hábito de pensar do que aquilo que realmente está acontecendo. Nota-se, muitas vezes, que os anos de vivência nos tornam mais experientes, mais robustos e mais ativos do que quando éramos jovens. Contudo, a ideia do enfraquecimento e do envelhecimento nos acompanha porque assim fomos educados a pensar. 

Tomemos consciência da formação e da direção de nossas tendências. Há uma impressão, um estímulo externo que aciona o nosso cérebro e damos uma resposta, resposta muitas vezes mecanizada em nosso subconsciente. A resposta ao estímulo pode nos levar à superficialidade ou a profundidade de nossa vida. Daí o esforço de rechaçar as respostas para o vício, para a ociosidade, para a ambição, para aquilo que mais tarde nos trará uma marca dominante e não seremos capazes de nos livrar dela.

Diz-se que os pensamentos produzem efeitos sobre o corpo. O processo do pensamento compõe-se de três fatores: a imagem ou modelo, a substância mental e a energia criadora. A imagem é a impressão mais profunda em nossa mente. A substância mental aumenta proporcionalmente à expansão da nossa consciência. A energia criadora é função da imagem predominante que formamos e do alimento que estamos dando a essas imagens. Por isso, o cuidado constante de estar sempre treinando o cérebro para as coisas boas da vida.

Elevemos os nossos pensamentos às Forças Superiores para que possamos formas imagens do bem, do belo e da virtude. 

 

Nenhum comentário: