Conhecer é uma atividade mental por meio da qual o ser
humano se apropria do mundo ao seu redor. Consciência é um
saber concomitante. É o saber de uma coisa que acompanha outra sendo esta
principal que se produz ao mesmo tempo; simultâneo. Por analogia, dualidade ou
multiplicidade de saberes ou de aspectos num mesmo e único ato de conhecimento.
O conhecimento é a relação que existe
entre o “observador” e a “coisa observada”. A realidade é o que é. Ela não é
falsa nem verdadeira. Verdadeiros ou falsos são os nossos juízos acerca da
mesma. Se a imagem que fazemos de um objeto coincide com o que ele é, estamos
de posse da verdade; se, ao contrário, houve um viés, estamos em erro.
Assim sendo, é muito mais importante a imagem que fazemos do objeto do que
ele próprio.
A consciência pressupõe conhecimento e
conhecimento pressupõe consciência. Conhecer é ter consciência de alguma coisa.
“Ter consciência de qualquer coisa, ser dela consciente e conhecê-la é
identicamente a mesma coisa”. Em todo ato de conhecimento, por mais simples e
elementar, está presente, ao menos implicitamente, a reflexão (consciência do
eu), que opõe um sujeito a um objeto. O sujeito deve transcender no objeto, mas
não se perder a si mesmo.
A consciência racional é
uma extensão da consciência mítica. Na antiguidade, os homens
procuravam explicar a origem e o fim do mundo por intermédio do mito. A
filosofia surgiu como um despertar do logos, mas não deixou
imediatamente o mito. Procurou dar ao mito uma explicação racional. Daí, a
consciência racional. No mito, há um conhecimento sagrado; no logos,
o sagrado pode ser explicado pela razão humana.
O conhecimento espírita é o
conhecimento transmitido pelos Espíritos, principalmente aquele que está
arrolado nas obras básicas. A evolução é lei para todas as criaturas, mas o
Espiritismo intervém no plano da consciência, ditando normas de conduta que
servem para toda a vida. O Espiritismo dá ao conhecimento um verniz especial,
aquele verniz trazido pelo mestre Jesus.
De acordo com os pressupostos
espíritas, Deus nos deu o livre-arbítrio para regular as nossas ações. Quando
enveredamos para o mal, a consciência nos acusa. Ela nos mostra que,
continuando nessa direção, sofreremos mais adiante. Nesse caso, o remorso é
um estado de alma que nos mostra o quanto devemos nos humilhar junto àqueles
que fizermos sofrer. Mas, uma vez praticado o bem, sentimos uma imensa
satisfação interior, um júbilo do Espírito que nenhuma fortuna pode pagar.
O ser, criado simples e inocente,
procede a uma lenta e laboriosa caminhada evolutiva. Chega um momento em sua
existência que percebe que os seus gestos e atitudes, para com os outros, criam
nos outros atitudes e gestos semelhantes para com ele. “Incorporando a
responsabilidade, a consciência vibra desperta e, pela consciência desperta, os
princípios de ação e reação funcionam, exatos, dentro do próprio ser,
assegurando-lhe a liberdade de escolha e impondo-lhe, mecanicamente, os
resultados respectivos, tanto na esfera física quanto no mundo espiritual”.(1)
“Deus criou todos os Espíritos iguais,
simples, inocentes, sem vícios, e sem virtudes, mas com o livre arbítrio de
regular suas ações segundo um instinto que se chama consciência, e que lhes dá
o poder de distinguir o bem e o mal. Cada Espírito está destinado à mais alta
perfeição junto a Deus e do Cristo; para ali chegar, deve adquirir todos os
conhecimentos pelo estudo de todas as ciências, se iniciar em todas as
verdades, se depurar pela prática de todas as virtudes; ora, como essas
qualidades superiores não podem ser obtidas em uma única vida, todos devem
percorrer várias existências para adquirir os diferentes graus de saber”. (2)
Quanto mais conhecimento, mais
consciência, mais responsabilidade e mais liberdade. O conhecimento livra-nos
da cegueira do coração e lança-nos à imensidão do desconhecido, mas com a
certeza de desvendá-lo pouco a pouco.
Fonte de Consulta
(1) XAVIER, F. C. e VIEIRA,
W. Evolução em Dois Mundos, pelo Espírito André Luiz, 4. ed.
Rio de Janeiro: FEB, 1977, cap. XI, p. 80
(2) Kardec, Allan. Revista Espírita de 1862, p. 84.
3 comentários:
muito bom ajudou-me bastante obrigado!
Obrigado pela explicação.
Muito obrigado pela sua explicação professora
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