02 maio 2023

Dizer ou não a Verdade?

John Stuart Mill, filósofo, lógico e economista britânico, é um pensador que pode nos ajudar a estabelecer em que circunstâncias devemos ou não dizer a verdade. No caso em voga, está a preocupação com a diplomacia e a necessidade de honestidade.

Em sua obra Utilitarismo, de 1863, John Stuart Mill expressa seu parecer sobre a importância da verdade nas relações humanas. Ele se baseia em seu conceito de "utilidade", ou seja, o que é mais útil, mais benéfico para a maioria, afirmando que a mentira enfraquece a confiança. Quando mentimos, tornamos as palavras mais frágeis, tendo como consequência relações mais precárias com as pessoas.

Para Mill, mentir é ameaçar o bem-estar social, é prejudicar a implantação da felicidade, ou seja, é criar barreiras para a confiança recíproca entre os indivíduos. Por outro lado, contar a verdade aumenta a confiança, amplificando a felicidade entre os indivíduos.

Lembremo-nos de que a moralidade de Mill tem muito a ver com a vivência, a experiência. Nesse sentido, o que é útil para a felicidade de todos os homens é moral. A mentira quebra essa confiança, e por isso é inútil e imoral.

Há, para Mill, casos extremos em que se pode mentir: a situação em que devemos omitir a verdade, para não revelar o paradeiro de um amigo procurado por um malfeitor ou aquela em que alguém mente a uma pessoa com uma doença grave.

Em síntese

O que é útil é o que traz mais felicidade para a sociedade.  

Dizer a verdade é útil porque aumenta a confiança entre as pessoas. E a confiança é uma das bases da felicidade na sociedade. 

Mentir prejudica a felicidade, exceto em algumas exceções, nas quais só a mentira pode preservar uma pessoa. É essencial medir bem as palavras.

ROBERT, Marie. Não sabe o que fazer? Pergunte aos filósofos! [livro eletrônico]. Tradução de Karina Barbosa dos Santos. São Paulo: Planeta do Brasil, 2021.

Nenhum comentário: