03 maio 2023

Bérgson e o Esforço

Bergson afirma que o trabalho é doloroso e cansativo, mas o esforço despendido é muito valioso, talvez mais valioso que o sucesso, os agradecimentos ou os elogios. Por quê? Graças ao trabalho, acabamos nos elevando acima de nós mesmos, encontrando recursos inesperados de que nem suspeitávamos.

Sem as dificuldades, a superação não seria possível. Vencer as dificuldades não é se livrar das coisas que nos incomodam, mas enfrentá-las de bom ânimo, ou seja, buscar dentro de nós mesmos aqueles recursos esquecidos da criatividade.

Bergson incita-nos a perceber a beleza dos obstáculos. A felicidade não reside apenas no fato de vencer uma dificuldade, mas no orgulho de termos criado algo, de sermos uteis à sociedade em que vivemos. A riqueza tem sua importância, mas a criação de algo supera-a infinitamente.

A razão de nossa vida fundamenta-se em criar, fazer surgir alguma coisa que nunca existiu. Por meio do trabalho, ampliamos nossa personalidade, aumentamos o esforço, triunfamos e, no final, além de criar uma sociedade, criamos a nós mesmos, porque moldamos nossa personalidade.

Em síntese:

O esforço é doloroso, mas nos permite alcançar a alegria, é graças a ele que nos superamos.

A criação é a razão de ser da vida. Na criação, todos os esforços se justificam.

Trabalhando, criamos a nós mesmos, descobrimos a nós mesmos e, assim, temos acesso à nossa própria felicidade.

Fonte de Consulta

ROBERT, Marie. Não sabe o que fazer? Pergunte aos filósofos! [livro eletrônico]. Tradução de Karina Barbosa dos Santos. São Paulo: Planeta do Brasil, 2021.

Nenhum comentário: