O Trivium e
o Quadrivium, conhecidos como as Sete Artes
Liberais, eram o conjunto de estudos que, na Idade Média, antecedia o ingresso
na Universidade. Trivium significa o cruzamento de três ramos
ou caminhos e tem a conotação de um "cruzamento de estradas"
acessível a todos. Quadrivium significa o cruzamento de quatro
caminhos.
O Trivium (Gramática, Lógica e
Retórica) diz respeito às coisas da mente. O Quadrivium (Aritmética, Geometria,
Música e Astronomia) diz respeito às coisas da matéria. Para Hugo de São
Vítor (1096-1141), no Didascálion, "a gramática é a
ciência de falar sem erro. A dialética é a disputa aguda que distingue o
verdadeiro do falso. A retórica é a disciplina para persuadir sobre tudo o que
for conveniente".
Um
estudo sobre o trivium da Idade Média leva-nos a comparar
a educação contemporânea, que se fundamenta em produzir documentos (diplomas)
daquela que se baseava nas artes liberais, em que o indivíduo procurava o
conhecimento por sua livre e espontânea vontade. Nos tempos das
"trevas", a educação tinha por objetivo retirar o indivíduo de seu
comodismo e apresentar-lhe o mundo como ele é.
No trivium, temos: Lógica é a arte de pensar; Gramática, a arte de inventar e
combinar símbolos; Retórica, a arte de comunicar. A
retórica assume papel preponderante, pois faz uso da gramática e da lógica,
para comunicar os pensamentos e os conhecimentos.
A
educação liberal é a mais nobre das artes, pois foca a mente do aprendiz. O
aluno não recebe passivamente as informações. Ele é convidado a relacionar os
fatos aprendidos com um todo unificado. Não é acumular fatos, informações, mas
produzir conhecimento, pensar sobre os dados e tirar suas próprias conclusões.
Fonte
de Consulta
JOSEPH,
Miriam. O Trivium: As Artes Liberais da Lógica, da Gramática e da
Retórica. Entendendo a Natureza e a Função da Linguagem.
Tradução e Adaptação de Henrique Paul Dmyterko. São Paulo: É Realização,
2008.
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