12 março 2010

Não-Dualidade e Fim do Sofrimento

Aristóteles, na antiguidade, desenvolveu um sistema inteiramente dualista, denominado de “lei do meio excluído”, em que tudo no mundo ou é preto ou é branco, negando qualquer outra possibilidade. Daí, a frase: “Quem não estiver comigo está contra mim”. Bush, presidente dos Estados, também incorreu neste erro, quando disse: “Quem não estiver conosco está com os terroristas”. Esta visão dualista de interpretar a realidade propiciou o aparecimento dos hábitos mentais egocêntricos, a principal causa de todo o sofrimento.

Buda, há 2.500 anos, em suas tentativas de iluminação, já nos alertava para a supressão de todo o sofrimento. Os seus ensinamentos se basearam nas Quatro Nobres Verdades, em que destaca a natureza, a causa, a supressão e o caminho para a supressão do sofrimento. No caminho da supressão do sofrimento, ele enfatiza o Nobre Caminho Óctuplo: entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção plena correta e concentração correta.

Buda salientou que os padrões egocêntricos das nossas mentes, tais como o julgamento dos outros e o apego às coisas, são a origem das patologias humanas. Como a humanidade seguiu o caminho aristotélico — certo ou errado, bom ou mau e santo ou pecador — quase todo o sofrimento está na nossa mente: sentimento de culpa por algo feito no passado ou uma grande ansiedade por aquilo que está por vir, o que gera medo e desejo de vingança.

Deduz-se, dos ensinamentos de Buda, que cada um nós deveria transcender a ilusão de uma individualidade separada e penetrar na consciência cósmica, onde inexiste ofensa, ódio e rancor e, consequentemente, o desejo de vingança que desses estados dimana. Essa consciência cósmica só poderá ser alcançada quando toda a humanidade estiver cônscia do pensamento correto, aquele que nos leva à verdade de uma realidade.

Por fim, salienta-se que o desenvolvimento da compaixão é um passo firme no caminho que nos leva ao fim do sofrimento. Não é sem razão que a maioria das religiões evoca esta palavra como a principal bandeira do progresso moral e religioso. Assim, quando a humanidade toda estiver pondo em prática esse código de conduta, estaremos nos aproximando da lei áurea ensinada por povos e culturas de todo o mundo: “Fazer aos outros o que gostaríamos que os outros nos fizessem”.

Extinguindo o ódio, o rancor e a vingança, o sofrimento deixará de existir, pois ele está mente daquele que se sente ultrajado e ofendido.

Fonte de Consulta

HURTAK, J.J. e TARG, R. O Fim do Sofrimento: Vivendo sem Medo em Tempos Difíceis - ou como Sair Livre do Inferno. Tradução da Academia para Ciência Futura. São Paulo: Ícone, 2009.

 

 

Nenhum comentário: