Moral. Do latim morales, “relativo aos costumes”. A raiz mores significa costumes e também comportamento. Por isso,
define-se a moral como o “conjunto de normas que orientam o
ser humano para a realização do seu fim”. A moralidade, por sua vez, para ser viável, necessita de um código moral,
coercitivo e permissivo, no sentido de equilibrar ônus e recompensas. Observe
que na moral religiosa, eles vêm depois da morte; na moralidade humana, nesta
própria vida.
A moral não tem necessidade de um porvir. O presente lhe basta.
Por quê? O valor de uma ação não depende de seus efeitos esperados, mas
simplesmente da regra à qual se submete. Se nos fosse anunciado o fim do mundo,
em nada abalaria a nossa moral, pois para ela tanto faz estar neste mundo como
em outros.
Sócrates estava à frente de sua época. Ele dizia: 1) ninguém faz o
mal voluntariamente; 2) é melhor ser ofendido do ofender. Essas afirmações se
chocam com as “morais médias”, que reconhecem a cada um a necessidade de
possuir um mínimo de bens, e o direito de defender os seus interesses
legítimos. Por isso, enfatiza que em nenhum caso se deve fazer o mal, inclusive
aos inimigos. Como era evidente para todo o mundo que se devia fazer bem aos
amigos e mal aos inimigos, estas afirmações foram revolucionárias e fora de
época.
Seguindo o seu raciocínio, vemos que o maior dos males é cometer
uma injustiça. Pregava, assim, que não se devia responder a injustiça com a
injustiça. É sempre melhor sofrer um agravo do que cometê-lo. Quem sofre, tem
meios de se consolar. Quem os comete, não. Deverá “pagar” pelo que fez.
Kant, por sua vez, analisa as nossas ações tendo em mente os
tópicos “acordo com o dever” e “por dever”. Quando a pessoa age de acordo com o dever, ela apenas obedece às ordens: não há esforço da
criatura. Quando age por dever, coloca todo o seu ser em cada ação, lutando contra as suas
próprias inclinações.
Exercitemos a moral, sem sermos moralistas. Querer controlar os
outros, sob o guante de nosso ponto de vista, é prejudicial à verdadeira moral,
que procura estimular aperfeiçoamento do ser humano, afastando-o do mal.
Lembremo-nos de que, segundo Sócrates, “fazer o mal é ter uma alma doente”.
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