09 outubro 2020

Valor da Filosofia

As ciências físicas, por suas pesquisas e invenções, despertam grande interesse por parte da maioria das pessoas. Por meio delas, as nossas necessidades materiais são prontamente atendidas. Elas têm um efeito sobre quem as estuda como também sobre as pessoas de um modo geral. E quanto à filosofia? Qual o seu valor? Quais são as recomendações para o seu verdadeiro estudo? 

A filosofia, como a ciência, visa primeiramente o conhecimento. O conhecimento que ela tem em mente difere do conhecimento científico, fundamentado na comprovação das hipóteses levantadas. O conhecimento filosófico esmera-se por conferir unidade e organização a todo o corpo do saber. Além disso, propicia-nos um exame crítico de nossas convicções, de nossos preconceitos e de nossas crenças.   

Há muitos problemas que a filosofia não consegue resolver, tal qual a ciência o faz prontamente. E mesmo que resolva, haverá enormes discordâncias entre os diversos filósofos. Cria-se, assim, uma enorme incerteza quanto ao estudo da filosofia. Poderíamos dizer que a força mesma da filosofia está aí, na sua incerteza. A filosofia convida o indivíduo a sair de si mesmo e buscar algo mais amplo, mais abrangente. A isso damos o nome de a contemplação filosófica. E a verdadeira contemplação filosófica não divide o mundo em dois campos opostos: amigos e inimigos, aliados e adversários, bons e maus; ela encara o todo imparcialmente.

Por isso, devemos ter cuidado para não criarmos uma divisão entre o Eu e o não-Eu. Quando o homem é a medida de todas as coisas, nada existe além da mente, fato este que provoca um viés da realidade. O conhecimento assim obtido não é uma união com o não-Eu, mas uma série de preconceitos entre nós e o mundo para além de nós. A verdadeira contemplação filosófica, ao contrário, encontra a sua satisfação na própria ampliação do não-Eu.

A mente que se habituou à liberdade e imparcialidade da contemplação filosófica guardará alguma coisa dessa contemplação nas suas ações diárias. Isso terá consequência quanto ao seu senso de justiça, amor e caridade. Ela nos torna cidadãos do universo. Ajuda-nos a vencer o egoísmo, o maior cancro que impede o progresso da alma.

Fonte de Consulta

RUSSELL, Bertrand. Os problemas da Filosofia. Tradução de Jaimir Conte. (Capítulo 15  "O Valor da Filosofia")

 



Nenhum comentário: