Atitude é uma reação avaliativa quanto ao posicionamento do indivíduo
diante de um objeto. É um dos conceitos básicos da Psicologia Social. Segundo
Jean Meynard, “É uma disposição ou ainda uma preparação para agir de uma
maneira de preferência a outra. As atitudes de um sujeito dependem da
experiência que tem da situação à qual deve fazer face”. É a “Predisposição a
reagir a um estímulo de maneira positiva ou negativa”.
O parecer de alguns pensadores sobre a atitude: Dewey, em Conduta
e Natureza Humana, considera essa palavra um sinônimo de hábito e
de disposição. Lewis, em Uma Análise do Conhecimento e
Valor, diz que na atitude o que está presente é captado em seu significado
prático e antecipador, como um indício daquilo que está além, no futuro.
Stevenson, em Ética e Linguagem, chama de atitude o
impulso para a ação que, não se sabe por que, é qualificada de
"emotiva", mas acha difícil demais definir precisamente a atitude e,
por isso, assume-a no significado mais genérico de disposição para a
ação.
Um estudo das atitudes inclui:
Características fundamentais: 1) intensidade – a
mesma atitude favorável a um determinado objeto varia de intensidade, de
indivíduo para indivíduo; 2) conteúdo cognitivo – pessoas com
atitudes de rejeição a um determinado objeto podem ter conhecimentos distintos
sobre o objeto; 3) Diferenciação – uma atitude frente a um
objeto pode ser clara (ou nebulosa) para o seu possuidor; 4) Isolamento –
uma atitude tomada pelo indivíduo pode estar conectada (ou isolada) das demais
atitudes do sujeito.
Fatores que atuam sobre o desenvolvimento das atitudes: 1) Determinantes
culturais - a cultura marca os limites para a atitude se desenvolver,
mas dentro desses limites há muito espaço para a diversidade individual.
2) Influência dos pais e dos familiares - contribuem com a
orientação e o exemplo. 3) Personalidade - uma personalidade
autoritária poderá descambar para as atitudes extremas.
A mudança das atitudes pode ser feita: 1) Pela mudança de posição do
indivíduo dentro do grupo. 2) Pela mudança da situação social do indivíduo. 3)
Pelo maior contato com o objeto da atitude. 4) Pelo maior conhecimento do
objeto através de informações de outros.
A preservação das atitudes pode ser feita: 1) Afastamento -
evitar toda a informação contrária à opinião já estabelecida, através do
afastamento físico. 2) Seletividade da percepção - quando o
afastamento não é possível, o indivíduo pode passar a só perceber a informação
que confirma sua atitude prévia. 3) Reinterpretação dos dados -
a informação será reinterpretada de modo a tornar-se favorável à atitude já
estabelecida.
Fonte de Consulta
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins
Fontes, 2012.
ÁVILA, F. B. de S.J. Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo. Rio de Janeiro: M.E.C., 1967.
Compilação: https://sites.google.com/view/temas-diversos-compilacao/atitude-e-comportamento
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