11 março 2022

Mundo que não Pensa, O (Livro de Franklin Foer)

Franklin Foer, correspondente do Atlantic e membro da New America Foundation, em O mundo que não pensa, um dos livros mais aclamados e polêmicos dos últimos anos, mostra o lado sombrio e preocupante da tecnologia do nosso cotidiano: estamos terceirizando nossas capacidades intelectuais para empresas de tecnologia.

Em sua análise, concentra-se naquelas empresas que compõem a sigla GAFA: Google, Amazon, Facebook e Apple. A razão dessa escolha reside no fato de que elas estão disputando para se tornarem nosso “assistente pessoal”, proporcionando-nos uma vida mecanizada.

Os fundadores dessas empresas e sua tecnologia se apresentaram a todos nós como guardiãs do nosso individualismo e fomentadoras do pluralismo. Seus algoritmos nos recomendam as notícias que lemos, o que devemos comprar, que rotas seguir e até mesmo quais de nossos amigos acompanhar mais de perto. Por outro lado, esses algoritmos nos pressionaram à conformidade e devastaram a nossa privacidade. Hoje, somos um mundo que não pensa.

Frase para reflexão: “Os caminhões do Google estacionavam junto às bibliotecas e depois partiam em silêncio com caixas de livros para serem escaneados depressa e logo devolvidos...Em outras palavras, o Google tramara um roubo intelectual de proporções históricas. O que teria motivado a empresa a assumir essa empreitada?”

Em seus escritos, vai questionando a nossa maneira de pensar. Ele diz: "No esteio da nossa própria inteligência, com as descobertas e invenções espetaculares das últimas décadas, houve uma verdadeira revolução no controle do conhecimento e da informação, mas essa mudança brusca e vertiginosa coloca em perigo a maneira como pensamos e, em última instância, o que somos".

O assunto deste livro é sumamente importante para todos nós. As grandes empresas de tecnologia estão monopolizando o mercado e nossas decisões. A questão fundamental: no que ceder e no que resistir?

Nenhum comentário: