“A pedra atirada ao lago pode ter caído na Alemanha
de Lutero, mas as ondulações foram sentidas muito mais longe”.
A Reforma Protestante foi um
protesto de Lutero contra a ortodoxia católica. Assenta-se na libertação
espiritual, em que os indivíduos puderam voltar às fontes puras do
cristianismo, depois de séculos de dominação teológica, onde a religião “dizia
o que se deve pensar”. Denominado de “besta das selvas”, a bula papal de 1520,
que condenou Lutero, comparou-o a um javali selvagem destruindo as vinhas do
Senhor
Os movimentos contra a Igreja se proliferaram ao
longo do tempo. Na Inglaterra, o teólogo John Wyclif (?-1384) substituiu a
autoridade do papa pela das escrituras. Na Boêmia, Jan Hus inspirou uma revolta
contra a autoridade estrangeira e a jurisdição romana. Os hussitas, adeptos de
Hus, defendiam que os laicos deviam comungar o vinho, além do pão, na missa.
Há, também, o “calvinismo”, que poderia se chamar de protestantismo “reformado”,
ou “Segunda Reforma”
No capítulo XX “Renascença do Mundo”, de A Caminho da Luz, pela psicografia de Chico Xavier, o Espírito Emmanuel esclarece que o plano invisível determinou a vinda de numerosos missionários com a incumbência de regenerar os polos relaxados da religião. Assim, no século XVI, aparecem as figuras veneráveis de Lutero, Calvino, Erasmo, Melanchton e outros vultos notáveis da Reforma, na Europa Central e nos Países Baixos.
O problema originário da Reforma Protestante eram as indulgências,
certificados perdoando uma parte do castigo a ser cumprido no purgatório,
em troca de alguma boa ação ou de uma soma de dinheiro para uma boa causa.
Lutero tinha dúvidas sobre o “mérito” desse mecanismo; achava que bastaria
apenas a fé para a salvação. Na defesa de sua tese, Lutero se tornara uma
celebridade e um herói nacional alemão. No começo dos anos 1520, Lutero também
se tornou um absoluto campeão de vendas.
Ao lado de Lutero, temos Jean Calvin (João
Calvino), exilado religioso francês, na Genebra de 1536. Enquanto Lutero era
impetuoso e incoerente, Calvino era lógico e metódico. A teologia de Lutero era
uma espingarda de caça; a de Calvino, um rifle atirador de elite. O
pensamento de Calvino estava reunido num único volume, Institutas da
religião cristã (1536). O título completo do livro anunciava aos leitores
que ele continha "quase toda a súmula da piedade e de tudo o que é
necessário conhecer na doutrina da salvação". Era um tremendo esforço —
unindo lógica, gramática e retórica — de esquematizar tudo o que se podia saber
sobre um Deus essencialmente misterioso e transcendente.
A correção do pensamento é obra de longo tempo.
Observe quantos esforços não foram despendidos por esses missionários do
Evangelho, alguns perdendo a própria vida, como é o caso de Jan Hus.
Fonte de Consulta
MARSHALL, Peter. Reforma Protestante: Uma Breve Introdução. Tradução Denise Bottmann. Porto Alegre, RS: L&PM, 2017. (Coleção L&PM POCKET) (Obra de 2009)
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