08 abril 2020

Pensamento

Pensamento. Do latim pensare, pensar, refletir. Atividade intelectual através da qual o espírito humano forma conceitos e formula juízos. 

Os pensamentos estão em tudo, mas o ato de pensar é que os capta. Por isso, precisamos distinguir pensamento, quando é aspecto, relação, dos fatos, e pensamento quando é ato de pensar. O primeiro é sempre o mesmo; mas o ato de pensar pode ser diferente. Nesse caso, há razões para dizer: "Você teve o mesmo pensamento que eu". O pensamento era o mesmo, mas o ato de pensar era diferente.

Observação: a distinção entre esses dois tipos de pensamento nos ajudaria a compreender melhor as coisas, e muitas dificuldades desapareceriam.

Nós mentamos pensamentos. Mente vem de man radical indo-germânico, que significa medir, pesar, daí man (homem em inglês). Mente, menção, mentar e comentar são palavras derivadas. A palavra pensamento vem daí, e indica o que é medido, pesado, valorado. Tudo o que pode ser medido, pesado, valorado pela mente, órgão que mede, é pensamento.

"A natureza está cheia de pensamentos que o homem pode mentar, por isso a Filosofia, sob o seu aspecto dinâmico, é esse invadir a Natureza na cata dos pensamentos que estão nela, buscando-lhe os porquês, os nexos, as relações". (1)

(1) SANTOS, M. F. dos. Convite à Filosofia e à História da Filosofia. 6. Ed., São Paulo: Logos., item "Definição". 




Um comentário:

Vânia Laís disse...

O pensamento é abstrato,mais implicações reais são verdades